sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conscientização sobre as drogas: Recado através do teatro

        
           

          A Secretaria de Educação de Barrocas em parceria com a Yamana Gold, promoveu no dia 12 de Julho de 2012 no Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, uma grande apresentação teatral onde o principal foco esteve relacionado a prevenção e o alerta em relação ao aumento significativo do uso das drogas, principalmente entre os adolescentes.


          Como o público alvo eram os jovens estudantes, o grupo de teatro , que veio da capital baiana – Salvador, procurou expressar através da “linguagem jovial” (com suas gírias e bordões) fatos e números assustadores sobre o problema das drogas.





          A apresentação teatral teve como roteiro a Radio Cidadania, onde foi subdividido em programas com a interação da plateia, fixando assim a atenção dos espectadores. Durante toda apresentação havia troca de roupas dos personagens para noticiar temas envolvendo o cigarro, a bebida e vários outros entorpecentes.



          O tabagismo representa um sério risco para o bem estar individual. Os seus efeitos passaram despercebidos por muito tempo, por se manifestarem em geral a longo prazo. É na adolescência que a grande maioria dos fumadores experimenta ou consome de forma mais regular o tabaco. Existem no mundo milhões de fumadores. O seu número aumenta diariamente, por um lado, porque a população aumenta rapidamente e por outro, porque está a ser fornecido e encorajado por fins puramente comerciais.


            Os estudos realizados no mundo ocidental mostram-nos que é na adolescência que a grande maioria de fumadores experimenta ou consome de forma mais regular o tabaco pelo que deverá ser durante esta fase da vida que a investigação e as medidas de educação preventiva deverão incidir, (OMS, 1995).



             Com relação ao álcool, os jovens estão bebendo mais e cada vez mais cedo, o que aumenta o risco de boa parte desta juventude desenvolver o alcoolismo. Esta equação se repete em praticamente todo o mundo, inclusive no Brasil, apesar de as pesquisas sobre o tema ainda serem bem escassas por aqui. O último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), revela que o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54% dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência.



            O problema das drogas não está tão longe da nossa realidade. Em cada canto da sociedade existe um dependente químico, às vezes muito próximo de nós, mas fingimos não ver. Fatos recentes dão conta do perigo que nos ronda, é preciso muita atenção dos pais, amigos e vizinhos, pois a curiosidade pode acabar aprisionando o jovem depois que tem a oportunidade de experimentar o que é PROIBIDO, tornando uma viagem sem volta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário