quarta-feira, 11 de abril de 2012

Professores estaduais decretam greve por tempo indeterminado

 

A categoria não aceita o pagamento do reajuste de forma parcelada até Abril de 2013


Os professores da rede estadual de ensino da Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, após assembleia da categoria realizada na manhã desta quarta-feira (11), no Teatro Nazaré, localizado em bairro homônimo, no Centro de Salvador. Na ocasião, participaram representantes de profissionais de 80 municípios. Mais de 2 milhões de alunos devem ficar sem aula, atrasando o calendário escolar.
A classe alega que o governo do estado não cumpriu o acordo de reajuste de 22,22% no salário da categoria, índice que equipara o valor recebido atualmente ao piso nacional do magistério. O acordo, assinado em 11 de novembro do ano passado, previa que o novo valor entraria em vigor a partir de janeiro deste ano.
Até o momento, de acordo com informações do sindicato da categoria, só teriam sido pagos 6,5% e o governador Jaques Wagner teria prometido parcelar o pagamento restante em duas partes, uma delas, em novembro desse ano e a outra, em abril de 2013. A proposta não foi aceita pelos professores.

A vice coordenadora da APLB, professora Marilene Betros, informou que, na próxima quarta-feira (18), uma manifestação deve acontecer em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A mobilização deverá contar com a presença de professores da capital e interior do estado.
Nota - Segundo nota oficial divulgada na página da Secretaria de Educação da Bahia, "todos os professores da rede estadual de ensino receberão o piso nacional estabelecido em lei". A secretaria informa que "o projeto de lei que assegura o cumprimento do piso nacional da educação aos 5.210 professores de nível médio (carreira em extinção), que ficaram com os salários abaixo do novo patamar nacional, de R$ 1.451,00 será enviado, nesta quarta-feira (11), pelo governo à Assembléia Legislativa".
A secretaria confirmou ainda que, atualmente, todos os professores licenciados, integrantes da carreira do magistério estadual, já recebem salário inicial acima do piso fixado, desde 2009.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5827623&t=Professores+do+estado+decretam+greve+por+tempo+indeterminado

Nenhum comentário:

Postar um comentário